Dinâmica
Leis de Newton
Q-01) Em uma aula de Física, durante uma revisão sobre os conceitos fundamentais da mecânica clássica, o professor decidiu testar o entendimento dos alunos. Após relembrar as leis de Newton e outros princípios básicos da mecânica, ele fez as seguintes afirmações sobre o comportamento dos corpos sob a ação de forças para que os alunos as julgassem:
I. A lei da inércia afirma que, quando o corpo está em estado de equilíbrio, estático ou dinâmico, a força resultante sobre ele é nula.
II. O módulo da força resultante de duas forças, F1 e F2, é sempre o mesmo, independentemente da orientação entre F1 e F2.
III. De acordo com a terceira lei de Newton, as duas forças ação e reação podem-se anular quando atuam sobre o mesmo corpo.
Considerando as afirmações do professor, os alunos responderam acertadamente que está correto somente o que consta em
a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) III.
Visualizar alternativa correta / comentário da questão
Alternativa correta (A) – Observar que Força é grandeza vetorial e dessa forma a direção e o sentido dos vetores, influenciam o cálculo da resultante.
Ação e reação nunca se equilibram, uma vez que estão aplicadas em corpos distintos.
Q-02) Em seu projeto para uma feira de ciências, uma estudante decide reproduzir o experimento histórico de Joule sobre o “equivalente mecânico do calor”. Ela então monta o aparato esquematizado na figura abaixo. No experimento, a estudante deixa cair um bloco preso a uma corda que passa por uma roldana e cujo movimento faz girar pás que agitam o líquido contido em um calorímetro termicamente isolado.

Note e adote:
Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2.
Suponha que a corda seja inextensível e que a roldana tenha massa desprezível.
Despreze todos os atritos, exceto a resistência do líquido ao movimento das pás.
Despreze as dimensões do bloco.
a) O bloco, de massa igual a 5 kg, cai com velocidade praticamente constante. Qual é a força de tração na corda?
b) Suponha que o bloco caia até o chão, partindo de uma altura de 50 cm. Entre o início e o final da queda, determine o trabalho mecânico realizado pela força peso sobre o bloco e a variação da energia potencial gravitacional do sistema formado pelo bloco e pela Terra.
c) Suponha agora que o bloco seja substituído por outro e que, durante a queda desse novo bloco, a força peso atuando sobre ele realize um trabalho de módulo igual a 70 J. Suponha ainda que o líquido no calorímetro tenha massa de 10 kg, que seu calor específico seja de 2000 J kg-1 K-1 e que o termômetro utilizado pela estudante tenha precisão de 0,1 K. A estudante conseguirá medir a variação de temperatura do líquido provocada pela queda do bloco? Justifique a sua resposta.
Visualizar alternativa correta / comentário da questão
a) Pelo Princípio da Inércia, se o movimento é retilíneo e uniforme (MRU) a resultante das forças é nula. Assim:

b)

Pelo Teorema da Energia Potencial:

c) Considerando que toda a energia dissipada na queda (70 J) seja transformada em calor pelo atrito, aplicando a equação do calor sensível, têm-se:

Como o valor obtido é menor que a precisão do termômetro a estudante não conseguirá medir a variação de temperatura do líquido.
Q-03) De maneira criativa, uma mercearia utiliza cordas e roldanas para expor 3 peças de salame, de 400 g cada, conforme a figura.

Sabendo que a aceleração da gravidade local vale 10 m/s2, os módulos das trações T1, T2 e T3, nas cordas que sustentam as peças, são, respectivamente,
a) 4 N, 4 N e 4 N.
b) 2 N, 1 N e 4 N.
c) 4 N, 2 N e 2 N.
d) 4 N, 4 N e 2 N.
e) 2 N, 4 N e 1 N.
Visualizar alternativa correta / comentário da questão
Alternativa correta (A) – Em cada caso, agem na peça apenas o peso e a tração no fio. Como a peça está em equilíbrio a resultante dessas forças deve ser nula; assim, nos três casos, os módulos das trações têm a mesma intensidade do peso da peça de salame.
